Qual a maior torcida no bairro?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Direitos do Consumidor

Nós do grupo Pimentas, saímos mais uma vez para saber das pessoas sobre DIREITOS DO CONSUMIDOR. As perguntas eram as seguintes:

1- Você conhece seus direitos de consumidor?
2- Você já sofreu algum tipo de dano por compra de produto ou serviço? Como ocorreu?
3- Qual o órgão público que você procurou, e o que aconteceu?
4- Conhece mais pessoas com problemas em relação à isso?
5- E o que essas pessoas fizeram para resolver tal questão?

Alguns responderam que sabiam os seus direitos, outros não sabiam e outros sabiam mais ou menos. Iremos destacar agora algumas dessas entrevistas.
Primeiramente, Natália, disse não conhecer seus direitos, mas nem por isso teve algum tipo de problema, no entanto seus pais compraram um celular que estava defeituoso e procuraram a própria loja, à qual resolveu o problema sem intervenção de órgãos públicos.
Jonas, foi mais direto, disse que NÃO EXISTEM DIREITOS. Alisson, um jovem, disse conhecer mais ou menos seus direitos, e quase sempre tem problemas com compras, mas nunca reclama desses problemas e completou que seu pai quando tem problemas do tipo procura o PROCON.
Eliana e Rosangêla disseram ter problemas com uma grande empresa de móveis e eletrônicos, mas não reviram seus seus direitos por questão de muita burocracia. E um senhor chamado Ribamar, disse que cada um age como quer, ninguém respeita as condições de consumidor e de vendedor.

Fato interessante da pesquisa:
Ao término da pesquisa, nós do grupo fomos à uma esfiharia e lá, Alessando pediu um pastel, que ele disse estar com um gosto ruim. Então, como nossa pesquisa era exatamente sobre o direito do consumidor, falamos para ele reclamar. O atendente devolveu o dinheiro dele, sem qualquer tipo de questionamento.

Então pessoal, pode parecer difícil, mas é só a gente ter consciência de nossos direitos e deveres. Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário